Luciana Mateus


Ebook Facilitadores e Dificultadores no Processo de Retorno ao Trabalho

Você faz networking digital?

Luciana Mateus
Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Gestão Escolar e Marketing

Network é a capacidade de criar e desenvolver relacionamentos com finalidade profissional, para trocar experiências, informações e fazer negócios, gerando ganhos para todos os envolvidos.

Com um bom network é possível aumentar as oportunidades no mercado de trabalho e conquistar chances que muitas vezes não seriam alcançadas sem uma intermediação. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, 70% das contratações são realizadas através de indicações de outros profissionais.

A internet e as mídias sociais são excelentes ferramentas para conhecer pessoas e fortalecer relacionamentos interessantes, inclusive profissionais. Com o advento da pandemia, e consequente isolamento social, o network foi intensificado nos meios digitais.

Porém, fazer network vai muito além de enviar convites e agregar as pessoas nas suas redes. É preciso interagir, participar, comentar e se fazer presente de forma positiva e interessante. E tão importante quanto a participação ativa é ser criterioso, saber se expressar adequadamente e prezar pelo bom senso.

Seguem algumas dicas para otimizar o seu perfil nas diferentes plataformas digitais e fazer um bom network:

  • 1 - Cuide da sua marca pessoal nas diferentes plataformas digitais
    Você é uma marca, e tudo que você faz nas redes sociais contribui para fortalecer as suas características. As mídias sociais escancaram quem você é. Portanto, é importante ser fiel a sua personalidade, crenças e valores, mas de forma respeitosa, empática e ética. Costumo falar que se uma imagem vale mais que mil palavras, uma postagem vale mais que mil testes psicológicos. Cuide criteriosamente do tudo que você posta, curte e comenta nas redes. Se você fosse um recrutador e precisasse selecionar uma pessoa para trabalhar na sua empresa, apenas com base nas mídias sociais, você escolheria uma pessoa com o seu perfil?
  • 2 - Planeje um tempo do seu dia para visualizar e interagir com seus contatos
    Nem sempre temos tempo disponível para ficar fazendo networking nas mídias sociais. Por isso o planejamento é fundamental. Organize um tempo do seu dia, pelo menos uma hora, três vezes por semana, para conferir os conteúdos da sua rede de contatos, de especialistas do seu nicho, e participar de discussões importantes. É necessário se fazer presente.
  • 3 - Interaja com pessoas da sua área de atuação. Participe de grupos e comunidades
    Participar de grupos e comunidades do seu nicho irá ajudar a aumentar a sua rede de contatos. Compartilhe conhecimento, colabore e faça novas conexões. Mostre-se interessado pelas pessoas.
  • 4 - Escreva e publique conteúdo relevante
    Para tornar o seu perfil mais interessante é importante compartilhar e publicar posts com atualizações da sua área. Assim como você se interessa por pessoas que possam te acrescentar algo, o contrário também acontece.
  • 5 - Evite lamentar sobre a vida, falar mal de pessoas ou de empresas e ficar se autopromovendo
    Seja uma pessoa positiva, inclusive ao fazer uma crítica. Procure ver o lado bom, mesmo diante de experiências negativas. Seja ético ao falar de empresas e pessoas. Evite a autopromoção. Deixe que as pessoas falem sobre você para gerar maior credibilidade.
  • 6 - Respeite o tempo do outro
    Não seja invasivo ou indelicado caso não receba as respostas no tempo que esperava. Lembre-se: você não tem poder sobre o outro, mas tem o dever de respeitá-lo.
  • 7 - Não seja impulsivo ao escrever
    Atos impulsivos podem manchar a sua imagem e inviabilizar oportunidades de trabalho. Tudo o que você posta ou compartilha na internet se torna público, além de revelar aspectos importantes da sua pessoa. Portanto, quando você for invadido por um desejo de revidar uma postagem ou colocar a sua opinião acima de qualquer outra, pare, respire fundo e pense antes de publicar. Caso você queira muito se expressar livremente e sabe que poderá gerar polêmicas, use as ferramentas de bloqueio, que permitem canalizar as publicações para o público desejado. Desta forma você não comprometerá tanto a sua imagem profissional.
  • 8 - Tenha empatia e seja respeitoso
    Cuidado ao expor seus posicionamentos. Um bom profissional é aquele que sabe argumentar, sem desrespeitar ou ser preconceituoso.
  • 9 - Não propague informações ou notícias que não tenha certeza da utilidade e veracidade
    Opte por compartilhar e postar apenas o que você acredita que será útil e interessante para a sua rede. Caso esteja inseguro sobre compartilhar algo, não o faça enquanto não tiver a certeza que será bom para a sua imagem. Também é importante sempre validar a fonte da informação, para não propagar fake news.
  • 10 - Não faça desabafos nas redes sociais
    Precisamos nos conscientizar de que as redes sociais não são diários, nem devem servir como terapia. Selecione cuidadosamente cada palavra, cada imagem ou foto. Não se esqueça: network é uma via de mão dupla. Estabeleça e mantenha relações verdadeiras.