Acessibilidade deste site


O site da Pró-Reabilitação foi desenvolvido dentro dos padrões de desenvolvimento web W3C (World Wide Web Consortion), seguindo as regras de desenvolvimento WCAG 2.0 (Web Content Acessibility Guidelines), garantindo que todo o conteúdo deste site seja acessível e de fácil navegação. Nosso site tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos. Sua linguagem foi revista para prover o fácil entendimento, seu código foi desenvolvido dentro dos padrões web, garantindo seu correto funcionamento e leitura, mesmo sem as folhas de estilo (CSS). O design do site da Pró-Reabilitação foi desenvolvido para atender aos diferentes tipos de necessidades especiais, como a baixa visão, permitindo o aumento e diminuição dos tamanhos de fontes, alto contraste para pessoas daltônicas e navegação via teclado para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, este site também está apto a rodar em qualquer tipo de dispositivo, mantendo sua acessibilidade e integridade.

Sendo assim, sempre visamos em nossos projetos desenvolver a melhor solução para o cliente, satisfazendo a portabilidade, acessibilidade e operabilidade da aplicação web. Devido à grande quantidade de modelos de acesso à Web (notebooks, celulares, tablets, etc.) visamos sempre empregar um código semântico e funcional, permitindo que o site seja visualizado corretamente em qualquer dispositivo, facilitando a vida do usuário e fidelizando seu acesso a um site claro e funcional.

Navegação via teclado

Em todas as páginas é possível acessar os conteúdos pelas teclas de atalho citadas abaixo:

  1. Teclando-se ALT + 1, chega-se precisamente ao link "saltar para conteúdo". Nesta área, você pode ir diretamente ao conteúdo e chegar ao ponto desejado;
  2. Teclando-se ALT + 2, chega-se ao menu principal do site, onde é possível navegar para as suas páginas internas;
  3. Teclando-se ALT + 3, chega-se ao mapa do site, onde disponibilizamos todos os links do site;
  4. Teclando-se ALT + 4, chega-se a esta página (Acessibilidade deste site), onde são explicadas estas funções;

As teclas citadas anteriormente funcionam corretamente nos navegadores Google Chrome e Internet Explorer.

  1. No caso do navegador Firefox, ao invés de ALT + número, deve-se teclar simultaneamente ALT + SHIFT + número.
  2. No navegador Opera, as teclas são SHIFT + ESCAPE + número. Teclando SHIFT + ESCAPE, uma janela é aberta com todas as alternativas de ACESSKEY da página. No Firefox e no Opera, ao teclar utilizando suas alternativas de acesso, o usuário vai diretamente para a página proposta; enquanto que no Internet Explorer, basta posicionar o mouse no link para clicar, e, no caso da navegação via teclado, é preciso pressionar ENTER para acessar a página desejada.
  3. Nos navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por não executarem as teclas de acesso, é necessário pressionar ENTER nos respectivos links para se chegar à página principal e de Acessibilidade do site; e teclando ENTER em "Saltar para Conteúdo" o cursor vai para o título do conteúdo específico da página em que se está navegando.

Descrição da Estrutura do Site

O site da Pró-Reabilitação está estruturado da seguinte maneira:

Cabeçalho

  1. No topo você encontra nosso menu de acessibilidade, para acesso aos recursos, e a página "Acessibilidade deste site" (na qual você está neste momento). Esta área possui os links de cada funcionalidade, como:
  1. saltar para conteúdo;
  2. saltar para menu principal;
  3. acessibilidade deste site;
  4. mapa do site;
  5. aumentar fonte;
  6. diminuir fonte;
  7. normalizar fonte;
  8. alto contraste;
  9. cores originais;
  1. Logo abaixo temos o logo da Pró-Reabilitação;
  1. Seguindo temos o menu principal, ele possui as seguintes opções:
  1. Home;
  2. Papo & Cafézinho;
  3. Perguntas;
  4. Projetos;
  5. Eventos;
  6. Quem Somos;

Chamada destaque (home) e os slides dos cursos (internas)

  1. Aqui vai a frase destaque ou alguma informação que tenha uma importância maior.

Conteúdo central

  1. A página da home do site está dividida da seguinte maneira:
  1. São quatro box com os principais cursos do momento;
  2. Abaixo temos quatro banners, sendo: Grupo de discussão, Congresso ANAMT, Quinhentas respostas e o Sétimo Congresso Reabilitação Profissional;
  1. Nas demais páginas, temos a seguinte divisão:
  1. Ao centro, há o conteúdo principal de cada página, com textos, links, imagens, formulários e etc;
  2. Logo após cada conteúdo, encontra-se uma lista de links para você continuar sua experiência de uma forma fácil e dinâmica.
  3. À direita temos uma seção de banners para algumas páginas e para outras as pincipais informações dos eventos.

Rodapé

  1. Foi dividido em três partes: Informações para contato, menu de acesso rápido e Cooperação Internacional;

Sugestões

Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma sugestão para melhorarmos a acessibilidade deste site, mande-nos um e-mail. Será um prazer ouvi-lo!

Voltar a página anterior