Articulação de Reinserção Profissional no Retorno ao Mercado de Trabalho


A apresentação “Articulação de Reinserção Profissional no Retorno ao Mercado de Trabalho” irá explanar sobre o processo de retorno do segurado ao trabalho, após avaliação do seu quadro de saúde e a constatação de potencial laborativo. Esse potencial, poderá incluir restrições, físicas ou psíquicas, o que deverá ser considerado para que o retorno seja adequado e eficiente.

Na apresentação, será exposto como é feito e acompanhando esses retornos dos segurados ao trabalho, sendo citadas as etapas que a equipe de reinserção doPrograma de Reabilitação profissional de Videira – SC desempenha. A realização de entrevistas, análise de postos de trabalho, verificação do quadro de saúde, acompanhamento in loco, orientações e educação do paciente fazem parte do processo.

O retorno do segurado ao trabalho deve abranger uma visão de saúde do segurado e de viabilidade no posto de trabalho, devendo englobar esses fatores para que a fixação ocorra de forma eficiente e trazendo benefícios a todos envolvidos.

Autora

Letícia Redondo Neves Carelli – Terapeuta Ocupacional. Pós-Graduada em Reabilitação dos Membros Superiores – Ênfase em Terapia da Mão. Formação em Perícia Judicial para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e Ergonomia Aplicada ao Ambiente de Trabalho. Membro da equipe de Reinserção do Programa de Reabilitação Profissional – PRP de Videira-SC.