Seminário NTEP – 10 anos Oportunidades e Avanços


Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP

O NTEP, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças – CID-10 e do código da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE aponta a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador. A indicação de NTEP está embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. A partir dessa referência, a medicina pericial do INSS ganha mais uma importante ferramenta-auxiliar em suas análises para conclusão sobre a natureza da incapacidade ao trabalho apresentada, se de natureza previdenciária ou acidentária.

O NTEP foi implementado nos sistemas informatizados do INSS, para concessão de benefícios, em abril de 2007 e de imediato provocou uma mudança radical no perfil da concessão de auxílios-doença de natureza acidentária: houve um incremento da ordem de 148%. Este valor permite considerar a hipótese que havia um mascaramento na notificação de acidentes e doenças do trabalho. (Previdência Social)

Público-Alvo

Profissionais do SESMT (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais , terapeutas ocupacionais, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho); Responsáveis pela Gestão de Recursos Humanos e dos Afastamentos do Trabalho e demais Gestores de Pessoas.

Dia

Em 2018 aguardem a definição da data.

Horário

09:00 às 18:00 horas.

Local

Hotel Meliá Campinas (Rua Severo Penteado, 140 – Campinas-SP)